Processo combinado

Várias opções

Adicionar uma injeção de adsorvente seco (DSI) ou uma injeção de adsorvente no forno (FSI) a uma operação de Tratamento de Gases existente ajuda a aumentar o escopo e a eficiência de captura de poluentes. E é mais fácil e econômico do que as outras opções.

Solução da Lhoist

Teoricamente, a DSI pode ser usado em combinação com todos os processos de Tratamento de Gases existentes, incluindo processos úmidos ou todos os secos. Estes processos combinados geralmente têm dois objetivos principais:

Remover um “novo” poluente que não pode ser solucionado por um processo de Tratamento de Gases existente, como:

  • Injeção de Sorbacal® SPS para remoção seletiva de HF em uma unidade de valorização energética que usa bicarbonato de sódio para o controle de SO2 e HCl.
  • Injeção de Sorbacal® SP para remoção de HCl downstream de um caldeira de CFD com combustível derivado de carvão ou de resíduos que usa calcário para remoção de SO2 no local.
  • Injeção de Sorbacal® SP upstream de um depurador por via úmida em uma central elétrica movida a carvão, para remoção seletiva de SO3 e/ou HF para reduzir incrustações, corrosão e “pluma azul” (emissão aerossol de ácido sulfúrico) no pré-aquecedor de ar.

Aumentar o desempenho de remoção de um processo de FGT existente, como:

  • Injeção de Sorbacal® SPS em vários locais no processo de remoção otimizado de SO2.
  • Injeção de Sorbacal® SPS em centrais termoelétricas de valorização energética de resíduos nas caldeiras (FSI) para aumentar o controle de SO2 antes da instalação de FGT existente (DSI/SDA). 
  • Injeção de Sorbacal® SPS antes ou depois do processo de SDA para remoção de HCI e SO. 
    Essa combinação muito usada geralmente á chamada de adsorção seca modificada, condicionada, ou 3/4 seca.
  • Sorbacal® SP injetada downstream para remoção de SO2 ampliada em um caldeira CFD movida a carvão usando calcário para remoção de SO2 no local.

Seus benefícios

Cada processo combinado é uma solução adaptada e exclusiva para necessidades específicas do cliente individual. Nossos especialistas podem ajudar você a selecionar o tipo certo de processo e adsorvente para otimizar e atualizar seu processo de FGT existente. Baseada nessa avaliação, nossos especialistas do Serviço Técnico ao Cliente podem conduzir testes completos em fábricas para confirmar o desempenho da solução proposta.