Processo úmido

Depurador por via úmida

Nos processos de tratamento de gás de combustão (depuradores por via úmida) projetados para remoção de gases ácidos, o gás de combustão é resfriado pela evaporação de água abaixo de pontos de condensação de acidez (50–70 °C). Depois o gás de combustão passa por um líquido de lavagem. Ele pode ser água ou uma solução alcalina. Os componentes de gases ácidos são dissolvidos no líquido de lavagem e neutralizados através de uma reação com o adsorvente alcalino. Dependendo da solubilidade da água, os produtos de reação permanecem dissolvidos no líquido de lavagem (geralmente cloretos de cálcio) ou eles são precipitados como sólidos (sulfeto de cálcio CaSO3 e sulfato de cálcio CaSO4). 

Solução da Lhoist

Nós fornecemos Sorbacal® C, adsorventes de calcário (CaCO3) em uma variedade de distribuições granulométricas adaptadas ao seu equipamento de processo de depuração por via úmida. Os adsorventes Sorbacal® C têm um alto grau de pureza e de brancura, o que maximiza o valor do subproduto gesso. 

Seus benefícios

Depuradores por via úmida são muito eficazes na remoção de gases ácidos. Eles oferecem índices de remoção muito altas (> 99%) para HCl, HF e SO2, com o mínimo consumo de adsorvente possível. Além disso, eles demanda um investimento de capital alto, assim como tratamento de efluentes antes da disposição final. A capacidade de usar um calcário economicamente favorável (CaCO3) torna esse processo amplamente utilizado, especialmente para unidades maiores onde é essencial assegurar um fornecimento de qualidade e seguro. 
Com sua extensa rede de [fábricas/plantas] localizadas em depósitos de calcário de alta pureza e sua experiência na gestão da cadeia de suprimentos, a Lhoist é o parceiro ideal para esse tipo de processo de FGT. Como depuradores por via úmida não removem o SO3 com eficiência, processos combinados com DSI para reduzir o SO3 podem ser necessários.