Ligue-me por favor! Use o nosso formulário de contato!

Nossa gama de produtos

Sorbacal® é uma marca específica para o tratamento de gases de combustão (FGT). Os nossos adsorventes oferecem excelentes resultados num vasto conjunto de setores industriais utilizando variados processos e tipos de combustível: desde o carvão à biomassa e combustível derivado de resíduos (RDF).

Sorbacal® MICRO

Misturas customizadas de adsorventes de cálcio, carbono e minerais

A Lhoist fornece misturas específicas baseadas na quantidade de cada poluente ou micropoluente a tratar nos gases de combustão, bem como nas condições de processo.

Os nossos produtos  de hidróxido de cálcio, líderes de mercado, Sorbacal® SP e SPS, podem ser formulados com carvão ativado de alta qualidade, coque de linhito ou minerais. Tal formulação permite a captura de poluentes de gás ácido e micropoluentes, com um único adsorvente, num único sistema de DSI. Além disso, a mistura com um adsorvente de cálcio atenua o risco de combustão ou explosão do pó de carvão ativado.

As misturas podem ser personalizadas para as especificações operacionais da sua fábrica.

Outros:  H3PO4, HBr, poluentes orgânicos como PCBs, HAPs e/ou odores



Sorbacal® G

Reagente de cálcio granular para absorvedores de coluna com enchimento

O Sorbacal® G é um reagente sintético de cálcio granular composto de carbonato de cálcio e cal hidratada. Projetado especialmente para absorvedores de coluna com enchimento, ele é mais usado na neutralização de HF, SO2, SO3 e HCl.

Poluentes capturados

Outros: H3PO4, HBr



PROCESSO DE FGT

Sorbacal® C

Calcário de alta pureza esmagado e moído

O Sorbacal C® refere-se a uma gama de produtos calcários à base de carbonato de cálcio (CaCO3) de alta pureza, triturados e moídos, fornecidos em distribuições granulométricas (PSDs) diferentes. Nós dispomos de experiência para fornecer a melhor distribuição granulométrica: desde granulares para absorvedores de coluna com leito fixo (PBA) a grânulos para caldeiras de leito fluidizado circulante (CFB), e de partículas finas a superfinas para sistemas de depurador por via úmida e injeção seca.

Combinado a soluções de logística muito eficientes, o Sorbacal C® é um adsorvente de calcário com excelente custo-benefício para depuradores por via úmida com oxidação forçada de calcário (LSFO), caldeiras de leito fluidizado ou circulante (CFB/FBB), e absorvedores de coluna com leito fixo. Além disso, sua pureza e alta brancura, valorizam ainda mais subprodutos como gesso.

Poluentes capturados

Outros: H3PO4, HBr



Sorbacal® SL

Leite de cal pronto para uso 

O Sorbacal® SL é um leite de cal pronto para uso destinado a processos semi-úmidos ou de absorventes pulverizados por via seca (SDA), assim como a pequenas unidades de FGT de processo úmido.

O Sorbacal® SL é composto de 5-50% de Ca(OH)2 na suspensão em água. A qualidade e a reatividade do leite de cal dependem das características da cal e da qualidade da água (composição química, temperatura, distribuição granulométrica), assim como as condições de extinção.

Pronto para uso, o Sorbacal® SL reduz a incerteza e a complexidade operacional de extinção no local. As condições de fabricação controladas atentamente asseguram uma alta qualidade constante.

Poluentes capturados

Outros: H 3 PO 4 , HBr



Sorbacal® Q

Cal virgem de alta qualidade em distribuições granulométricas diferentes

O Sorbacal® Q, cal virgem ou óxido de cálcio (CaO), é muito usado em uma grande variedade de processos de dessulfuração dos gases de combustão (FGD). O produto moído é fornecido em distribuições granulométricas (PSD) diferentes, variando entre seixos a um pó muito fino (0-90 µm), com um CaO disponível variando entre 85-92% 

O Sorbacal® Q é usado para produzir leite de cal e cal hidratada para sistemas de absorvente pulverizado por via seca (SDA), depurador por via seca com recirculação (CDS) e sistemas de FGD úmidos. A qualidade e a reatividade do leite de cal dependem das características da cal e da qualidade da água (composição química, temperatura, distribuição granulométrica), assim como as condições de hidratação. 

O Sorbacal® Q permite a preparação do leite de cal com uma distribuição granulométrica fina, tornando-o mais reativo do que a cal virgem padrão. 

Poluentes capturados

Outros: H3PO4, HBr



Sorbacal® H

Cal hidratada de qualidade superior

O Sorbacal® H é uma cal hidratada ou hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) de alta qualidade para aplicações em controle de emissão. Comparado aos produtos hidratados padrão, ele tem uma área superficial específica normalmente de 15-22 m2/g (BET), assim como um volume poroso típico de 0,08 cm³/g (BJH). Ambos ampliam a captura de gases ácidos.

Um pó branco, seco e pronto para uso, o Sorbacal® H é usado diretamente em processos secos, bem como para produzir suspensão de cal (leite de cal) para processos semi-úmidos.

Poluentes capturados

Outros: H3PO4, HBr



Sorbacal® A

Cal hidratada extrafina de alta área superficial

O Sorbacal® A é uma cal hidratada ou hidróxido de cálcio (Ca(OH)2). Ele é caracterizado por uma alta área superficial específica, tipicamente 35 m²/g (BET), um volume poroso de 0,12 cm³/g (BJH) e, mais especificamente, uma distribuição granulométrica muito fina (diâmetro médio de 2–3 µm). Seu processo de produção singular resulta em uma fluidez aprimorada. Isso torna o Sorbacal® A o produto preferido para todas as aplicações de FGT que exigem uma boa dispersão de adsorventes, como um processo seco de ESP a 300-350°C, ou uma injeção de adsorvente no forno (FSI) a temperaturas de 850-950 °C. 

Poluentes capturados

Outros:  H3PO4, HBr



Sorbacal® SPS

Cal hidratada altamente porosa e ativada com um desempenho superior

Cal hidratada padrão

Sorbacal® SPS

O Sorbacal® SPS é uma cal hidratada aprimorada e ativada, o que o torna o reagente com melhores desempenhos na remoção de gás ácido. Ele foi desenvolvido especialmente para remover poluentes de gás ácido usando processos secos ou combinados. Normalmente, o Sorbacal® SPS tem uma área superficial específica de 40 m2/g (BET) e um volume poroso de 0,20 cm³/g (BJH). O tamanho de partículas do Sorbacal® SPS é projetado para assegurar o melhor em reatividade, escoamento e manuseio.

Esse pó seco, branco e de pronto uso atende demandas altas de remoção de SO2. O Sorbacal® SPS tem as mesmas características físicas e químicas que o Sorbacal® SP, mas ele é ativado no momento da produção para melhorar o desempenho. Além disso, tal qual o Sorbacal® SP, ele não precisa ser moído antes e é aplicável a uma gama muito grande de temperatura entre 50-900 °C. O Sorbacal® SPS tem uma resistência elétrica ampliada tornando-o compatível com precipitadores eletrostáticos.

Poluentes capturados

Outros:  H3 PO4 , HBr



Sorbacal® SP

Cal hidratada altamente porosa com excelente desempenho de remoção

Cal hidratada padrão

Sorbacal® SP

O Sorbacal® SP é uma cal hidratada primorada e desenvolvida especialmente para aplicações de DSI. Sua área superficial específica de normalmente 40 m2/g (BET) é duas vezes maior do que da cal hidratada padrão, e seu volume poroso geralmente atinge 0,20 cm³/g (BJH), comparado a 0,08 cm³/g da cal hidratada padrão. Essas qualidades tornam o material muito mais eficiente para a remoção de gases ácidos do que produtos hidratados padrão. O tamanho de partículas do Sorbacal® SP é projetado para assegurar o melhor em reatividade, escoamento e manuseio.

Um produto principal com um longa história de aplicação industrial, o Sorbacal® SP é um pó seco, branco e pronto para uso. Portanto, não é necessário moagem ou qualquer preparação antes da injeção. Ele é totalmente adequado para todos os tipos de processos secos, incluindo incineradores e centrais elétricas movidas a biomassa, assim como para um número crescente de aplicações de FGT nas indústrias de cimento e vidro.

Poluentes capturados

Outros:  H3PO4 , HBr



Sorbacal® HSH

Cal hidratada de qualidade superior com área superficial aumentada

O Sorbacal® HSH é uma cal hidratada ou hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) usado em processos de injeção de adsorvente seco (DSI) ou depurador por via seca com recirculação (CDS). O Sorbacal® HSH tem uma área superficial específica maior do que o produto hidratado padrão, tipicamente com 25 m²/g (BET), e um volume poroso de 0,1 cm³/g (BJH).

Poluentes capturados

Outros: H3PO4, HBr



Entre em contato com os nossos especialistas de FGT para avaliar a sua aplicação e determinar o ADsorvente mais apropriado para a sua instalação.