Serviços

Líder global na produção de cal, cal dolomítica e minerais, o Lhoist Group está presente internacionalmente em mais de 100 unidades industriais em 25 países. 
Fornecemos soluções com excelente custo-benefício para uma variedade de aplicações com:    

  • produtos de qualidade superior 
  • fornecimento confiável no mundo inteiro 
  • serviços de atendimento ao cliente e alto conhecimento técnico 

A nossa proposta também é baseada nos serviços de nossa competente equipe internacional de Pesquisa e Desenvolvimento e centros técnicos locais na Europa, nas Américas e na Ásia, apoiada por uma colaboração estratégia com universidades e parceiros industriais. Também trabalhamos em conjunto com designers e fornecedores de sistemas deTratamento de Gases de Combustão ( FGT), bem como com consultores técnicos e empresas de engenharia.
 

NOSSA EXPERIÊNCIA A SERVIÇO DO CLIENTE

Há mais de 20 anos, o centro corporativo de pesquisa e desenvolvimento da Lhoist tem se dedicado ao desenvolvimento de produtos de cal inovadores, além de fornecer serviços técnicos e gerar know-how de aplicações para a indústria de FGT. Nossas equipes de P&D atuam no mundo inteiro junto com nossos funcionários comerciais e clientes locais.

Os nossos laboratórios usam equipamentos analíticos de última geração para caracterizar o adsorvente fresco e as cinzas de resíduo de FGT da sua instalação. Além disso, desenvolvemos testes de aplicação para estabelecer um critério de excelência do desempenho de adsorventes em todos os tipos de aplicação de FGT. 

Serviços analíticos

O objetivo dos nossos serviços analíticos é compreender melhor os processos de FGT analisando adsorventes sólidos, produtos de reação e materiais de cinzas. Nossos especialistas colhem amostras de sua operação de FGT para avaliar sua eficiência conduzindo uma análise detalhada dos materiais. As técnicas de análises incluem:

  • Métodos de testes internacionais padronizados
  • Área superficial e porosidade(métodos BET e BJH)
  • Distribuição de tamanho de macroporos 
  • Análises de tamanho de partículas 
  • Várias técnicas de análise termogravimétrica (TGA)
  • Fase e reconstrução de composição de resíduos de tratamento de gás de combustão 
  • Avaliação do comportamento de fluxo de pós 
  • Testes de lixiviação (TCLP)

 

Testes de desempenho de aplicação

Em nosso laboratório podemos simular processos de FGT usando equipamentos de escala operacional 
e piloto. As condições operacionais são replicadas e o desempenho dos adsorventes podem ser determinados. Esses testes são usados no design de novas instalações e na otimização de processos dos clientes, assim como para assegurar a melhor qualidade e competitividade dos nossos produtos manufaturados.

Recursos de escala operacional

  • Testes de leito fixo totalmente automatizados para capacidade de retenção de gás ácido pelo reagente (adsorvente) seco
  • Capacidade de retenção de (adsorvente) seco de mercúrio (iônico e/ou metálico) 
  • Capacidade de retenção de (adsorvente) seco de dioxinas e orgânicos voláteis
  • Teste de capacidade de retenção para materiais adsorventes granulados
  • Testes de reatividade para leite de cal em aplicações de absorvente pulverizado por via seca
  • Testes de reatividade de calcário para aplicações de depurações úmidas 

Unidades de escala piloto

  • Reator de fluxo para testes de remoção em dutos de injeção de adsorvente seco (DSI)
  • Reator de fluxo com filtro de mangas para testes de filtragem de DSI
  • Reator de depurador por via seca com recirculação incluindo condicionamento de resíduos

    Nossa equipe trabalha junto com você para assegurar a operação perfeita do seu processo de FGT. Isso é possível com uma variedade de ferramentas e serviços. Nossos especialistas fazem visitas no local para coletar amostras de resíduos de FGT e medir a composição do gás de combustão. A simulação no computador (usando dinâmica de fluidos computacional e modelos cinéticos de reação) permite previsões precisas sobre o seu processo. Oferecemos um conjunto de equipamentos de processo projetados para melhorar o desempenho industrial dos nossos adsorventes em seu sistema. 

    Modelagem de processo

    A simulação macroscópica do comportamento de misturas de nossos adsorventes no gás de combustão é conduzida com a dinâmica de fluidos computacional (CFD). Com a CFD podemos, por exemplo, otimizar o posicionamento dos lances de injeção de Sorbacal® para aproveitar a dinâmica do fluxo do gás de combustão no duto.

    Em uma escala microscópica, nossos modelos cinéticos de reação preveem a reatividade dos nossos adsorventes como uma função da composição do gás de combustão e de condições do processo. A complexa interação entre a composição do gás, a estrutura de poros do adsorvente, o local da injeção e a unidade de separação de particulados são capturados em modelos de engenharia preditivos. 

    Equipamento de processo

    Desenvolvemos equipamentos proprietários que maximizam o desempenho dos nossos produtos em seu processo.

    Sistema de injeção Venturi

    O injetor Venturi usa um fluxo de ar secundário para injetar adsorvente seco no gás de combustão. Isso resulta em uma penetração mais profunda na pluma do adsorvente e em uma dispersão ampliada no gás de combustão. O injetor Venturi é especialmente apropriado à injeção de adsorvente no forno onde uma dispersão adequada é fundamental. 

    Sistema infrassônico de prevenção de obstruções

    O sistema infrassônico emite ondas de som de baixa frequência nas linhas de transmissão pneumáticas para impedir o entupimento dentro dos tubos. O sistema reduz o tempo de manutenção da unidade de injeção de adsorvente e facilita a dosagem de Sorbacal®.

    Sistemas de leite de cal

    Oferecemos vários sistemas para preparar o leite de cal (lama de cal) a partir do Sorbacal®Q ou do Sorbacal®H.
    O Porta-Batch® é uma unidade de hidratação quente movida a diesel disponível nos Estados Unidos, enquanto o sistema Dwa-Matic® está disponível na Europa. Essas unidades produzem lamas confiáveis e consistentes, lote após lote. Devido às condições operacionais controladas, a lama é altamente reativa por conta do tamanho pequeno de partículas. 

    A capacidade de armazenamento pode variar de acordo com suas necessidades, variando entre 1 m3 a 150 m3 para leite de cal, e de 30 a 1.000 toneladas métricas para cal a granel.

    Armazenamento de adsorventes e sistemas de dosagem

    A Lhoist tem uma linha de sistemas de silos de armazenamento e dosagem, assim como uma equipe de engenharia que vai até você para instalá-los. Usada principalmente para testes de clientes, essas soluções de dosagem são normalmente alugadas por períodos mais longos. Nossos sistemas fornecem uma dosagem confiável e precisa dos nossos adsorventes para o seu processo.

    Estimativas de consumo de adsorventes

    Mais de duas décadas de experiência com instalações de FGT comerciais, aliada aos nossos modelos de engenharia de reação teóricos, permitem que nossos especialistas calculem o consumo necessário de Sorbacal®. Esse serviço é oferecido a projetistas e fornecedores de equipamentos de novas instalações de FGT e usado pelas nossas equipes para solucionar problemas e otimizar instalações existentes.

     

    Somos totalmente capacitados para realizar testes no espaço do cliente com nosso próprio equipamento de injeção e armazenamento, empresas de injeção especializadas e/ou sua instalação de DSI existente

    Durante esses testes, nossas equipes técnicas usam nossos analisadores de gás de combustão para medir a eficiência de remoção da fase gasosa, e coletar amostras de adsorventes e resíduos para análises off-line detalhadas em nossos laboratórios.

    Nossos especialistas podem avaliar e solucionar problemas referentes aos seus processos de manuseio de cal, entre eles:

    • preparação de leite de cal 
    • hidratação seca e úmida
    • armazenamento em silos
    • transmissão pneumática 
    • injeção de adsorventes

    A logística envolvida em fornecer produtos acabados aos nossos diversos clientes dependem de restrições de distância, posição geográfica e armazenamento no local, assim como dos meios de transporte disponíveis.

    Soluções intermodais

    Desenvolvemos soluções intermodais com o objetivo de transportar nossos produtos em lotes por longas distâncias e para qualquer lugar do mundo da seguinte forma:

    • transporte rodoviários nacional e internacional
    • logística ferroviária
    • serviços marítimos e transferências de terminais terrestres
    • armazenamento em instalações dedicados em terminais terrestres e portos marítimos no mundo inteiro
    • modernos equipamentos para carregamentos portuários
    • embarcações de fretamento, durante períodos curtos ou longos
     

    Estoque gerenciado pelo fornecedor (VMI)

    Graças a este moderno sistema de gestão de cadeia de suprimentos, podemos gerenciar seu estoque. Trabalhando perto de você, usamos dados de estoque transmitido eletronicamente para planejar as melhores condições de entrega e quantidades de reabastecimento. Você aproveita inúmeros benefícios com esta solução de VMI.

    • Saber os dados atuais do seu estoque a qualquer momento, em qualquer lugar, sem obstáculos quanto a tempo ou materiais.
    • Seja avisado automaticamente quando seu estoque em silos e tanques estiverem abaixo dos níveis definidos.
    • Inicie pedidos repetidos rápida e eletronicamente.
    • Otimize e facilite seu manuseio e reabastecimento.

    No geral, a área de compras tem mais confiança já que  exige menos trabalho e menos tempo.

    Saiba mais sobre a nossa assistência técnica e serviços de logística falando com os nossos especialistas.